28 de julho de 2012



A transparência é tendência na moda, no design e na arquitetura

Vidro e acrílico são os principais materiais usados na arquitetua para trazer transparência aos projetos como o do holandês Hans van Heeswijk



 Numa das ilhas artificiais do lago IJburg, em Amsterdã, o arquiteto hans van heeswijk ergueu sua casa translúcida em 2011. Para maximizar a luz e estender os limites do olhar, fechou a construção de 275 m² com folhas de vidro. Nas laterais, painéis perfurados de alumínio trazem privacidade. “Enxergo apenas a água, o céu e o pôr do sol”, diz hans. À noite, quando asluzes da residência se acendem, o palco muda de lugar e a arquitetura se transforma no grande espetáculo visual.



  vidro soprado dá forma ao pendente Ilhale, criado pelo designer Nendo para a Lasvit, marca tcheca que chegará ao Brasil ainda em 2012.


 De crepe georgete, a saia esvoaçante desenhada pela estilista Adriana Degreas valoriza a silhueta feminina.



 

A lâmpada Block (clássico do design que integra a coleção permanente do MoMa), do sueco Harri Koskinen, joga com a textura de gelo em contato com o calor da lâmpada.



Na casa-estúdio de um fotógrafo à beira de um lago em Ontário, o vidro foi essencial para o escritório canadense GH3 explorar a luz e a beleza da paisagem.
O poder diáfano das superfícies envidraçadas, confere leveza também a objetos de design. Até na moda se nota a tendência à visibilidade sem exageros: na última edição da São Paulo Fashion Week, as peças da coleção da estilista Adriana Degreas brincaram de expor e esconder: “uma das apostas para o verão são as saias rodadas sobre os maiôs”, afirma. Confira toda a força desse recurso na nossa seleção.


Fonte:http://casa.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário