28 de julho de 2012





Automação residencial: sem fio, controlada por celular e mais barata

Aquecer a água da banheira, acionar cortinas e persianas, controlar a iluminação, irrigar jardim... Comandos automatizados  trazem o hi-tech para a sua casa









Todas as possibilidades de automação de uma casa, incluindo controlar o funcionamento de equipamentos domésticos por smartphone ou tablet, são reais e cabem no bolso de cada vez mais pessoas. Cerca de 300 mil residências em todo o país possuem, hoje, algum tipo de automação, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), e esse número deverá crescer cinco vezes até 2015. “Os preços baixaram, a competência das empresas aumentou e as possibilidades só têm um limite: a nossa própria imaginação”, diz Eduardo Almeida, diretor da Disac, empresa que executa projetos dessa natureza.

A chegada do celular à automação residencial

Controlar e programar equipamentos da casa à distância – como cenários de iluminação, home theater, cortinas e ar-condicionado – não é novidade. Mas a chegada dos smartphones e tablets causou uma revolução ao permitir a convergência de todos os controles num único aparelho portátil e móvel. É fácil assim: se um pai estiver no Japão e desconfiar que o filho resolveu assistir a um filme em vez de estudar, pode desligar a TV com um toque na tela do celular. Ou checar, acionando as câmeras de segurança, a situação em volta de sua casa. “Durante muito tempo, pensou-se nessa tecnologia como algo chique, para fazer inveja aos vizinhos, mas hoje ela se mostra inclusiva e democrática”, diz Gabriel Peixoto, dono da empresa Neocontrol.


14 possibilidades da Automação (de abrir a porta a aquecer o piso)

1. Monitoramento e abertura de porta. A senha e a biometria só liberam pessoas autorizadas, e a câmera pode ser checada por celular ou tablet. Alguns sistemas enviam SMS quando alguém entra na casa.
2. Cuidados com a água da piscina. Em intervalos programáveis, a água esquenta e o filtro liga. Além do conforto, isso permite economizar a energia elétrica utilizada pelas bombas hidráulicas.
3. Programação de cenários de iluminação. Esse é o mais procurado item de automação. Aciona diferentes combinações de luzes: para jantar, ler na poltrona, ver TV ou dar uma festa. O número de cenários é quase ilimitado.
4. Controle de aquecimento e ar-condicionado. Além de poderem ser ligados individualmente, esses aparelhos costumam compor dobradinhas com as luzes e o home theater para obter o clima desejado.
5. Aquecimento de piso. Muito usado nos estados do Sul do Brasil, permite regular a temperatura em cada ambiente. Com a convergência num único controle, combina-se com luzes e compõe cenários. Acoplado a um termostato, liga automaticamente.
6. Preparação do banho. Outro clássico da automação. Ganhou ainda mais charme com a possibilidade de ser controlado via rede wireless. Do escritório, você já manda sua banheira ir aquecendo e controla as bombas da hidromassagem.
7. Acionamento de torneiras por toque e iluminação. Basta apoiar as mãos sobre a bancada da pia para que as torneiras se abram e luzes se acendam automaticamente, iluminando o espelho. Uma mão na roda quando se carrega algo.
8. Integração total no home theater. Equipamentos pioneiros da automação, os home theaters são os mais integráveis: compõem cenários com cortinas, luzes, áudio, vídeo e telefonia.
09. Aquecimento do fogão e controle da geladeira. Que tal chegar em casa e encontrar pães de queijo quentinhos? Os fogões programáveis cuidam disso. Também dá para monitorar se alguém “assalta” a geladeira.
10. Abertura e fechamento de teto solar. Por meio de smartphone e tablet, dá para fechar a claraboia esquecida aberta antes do temporal ou escancará-la para refrescar a casa quando chega a noite.
11. Acionamento da lareira a gás. Nada de juntar gravetos e soprar brasas. Hoje, lareiras podem ser acesas por um dispositivo do tamanho de um chaveiro ou por tablet e smartphone. Mas é melhor nunca fazê-lo de fora de casa.
12. Aspiração central. Pontos de sucção em vários cômodos conduzem o pó aspirado, por uma rede interna de tubos, até uma central. Basta acoplar o tubo aspirador ao ponto de sucção para ligar o sistema.
13. Irrigação do jardim. Molha as plantas em horários determinados. Assim, o dono da casa pode viajar sem que suas flores sofram. Ligada a um sensor de umidade, libera a água só quando o solo está seco.
14. Manipulação de cortinas e persianas. Faz com que elas componham cenários com o home theater, o quarto... Pode-se programá-las para escurecer salas voltadas para o Sol ou abri-las de manhã.


Fonte:http://casa.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário